segunda-feira, 9 de julho de 2012

Os executivos de sucesso são narcisistas? E você - faça o teste.

Eu, especialmente admiro o trabalho do Prof. Donald Hambrick. Há anos ele estuda o desempenho dos CEOs. Um de seus estudos com Arijit Chatterjee foi sobre o narcisismo de executivos.
Recentemente li dois livros que reportam, de certa forma, o comportamento narcisista e não narcisista. No de Collins e Hansen, Vendedoras por Opção, os executivos das empresas de sucesso não apresentam comportamento narcisista. No livro de Tedlow, Miopia Corporativa, Henry Ford transita, em minha opinião, de um comportamento de um grande realizador, para um comportamento narcisista.
Os resultados de CEOs narcisistas nos trabalhos de Hambrick, são mais voláteis, variando de desempenhos eventualmente excepcionais a péssimos. Como aconteceu como Henry Ford, executivos narcisistas tendem a não enxergar suas decisões erradas e resultados negativos, não são disciplinados e renegam indicadores. Executivos narcisistas também adoram adulações sociais e midiáticas, fazem grandes aquisições que muitas vezes destroem o valor para o acionistas. Aliás, algo que mudou a cabeça de Ford com seu sucesso.
Muitos CEOs podem se enquadrar aqui, mas por exemplo, não acho que seja o caso do falecido Steve Jobs. Pelas características era mais um grande realizador de temperamento difícil que um narcisista.
Curiosamente, na viagem recente à Índia vi que muitos executivos indianos mostram necessidade de estar com fotos maiores nos cartazes que seus empreendimentos. Parece ser importante para eles mostrar o tamanho e dimensão dos negócios. Como certeza diferentes culturas relacionam-se a diferentes comportamentos. Mas me vem a vontade de estudar o comportamento narcisico em relação ao excesso de auto-confiança, e otimismo na tomada de decisão.
Existe aparentemente uma fronteira tênue entre o grande realizador e o narcisista. Com certeza, como no exemplo de Henry Ford, de um pode-se virar outro se não tomar cuidado. E você? Qual o seu comportamento, comum, de grande realizador ou narcisista?

0 comentários:

Postar um comentário