Por Fernando Serra.
Recentemente recebi a solicitação de recomendar 3 livros e filmes que executivos poderiam ler para se inspirarem. A seguir reproduzo minha resposta ao jornalista e espero que tanto os livros como os filmes também possa inspirar ou ajudá-los a compreender melhor os desafios da gestão no mundo de hoje.
Acho que podemos pensar em quatro desafios para os executivos: como liderar em ambientes dinâmicos e mutante; como crescer de forma sutentável e garantindo a longevidade do negócio; o que o futuro reserva para mim e para a empresa; como progredir na carreira.
LIVROS: Apesar de serem da editora da HSM e de estar me concentrando em lançamentos mais recentes, acho que os seguintes libros são de leitura fundamental para os executivos de hoje:
1. Em "Vencedoras por Opção", Jim Collins e Morten Hansen mostram o comportamento de líderes em mercados dinâmicos, apresentando aspectos que são muito importantes para os executivos refletirem em relação ao seu próprio comportamento.
No livro "Vencedoras por Opção" de Collins e Hansen, recomendo os dois primeiros capítulos. Embora os demais apresentem casos e detalhem aspectos muito importantes para o aprendizado executivo. O primeiro apresenta a lógica do livro e da pesquisa. E, sobretudo o segundo resume as descobertas e aspectos fundamentais ligados aos líderes das organizações estudadas.
2. Em "Miopia Corporativa", Richard Tedlow aborda o conceito de negação, ligado ao coneito de threat-rigidity. Os conceitos abordam a não tomada de decisão ou a decisão que nega fatores que evidenciam ameaças e situações de declínio corporativo. Tenho pessoalmente estudado o declínio organizacional e os comportamentos de tomada de decisão em relação a adaptação e aprendizagem sao fundamentais para a longevidade. Vale lembrar que 80% das empresas que ultrapassaram dez anos de vida e chegaram nas 500 maiores e melhores da Exame, somem ou perdem competitividade após 40 anos.
O livro "Miopia Coporativa" de Tedlow, é um livro escrito por um historiador de negócios. De certa forma como o clássico brasileiro de Mauá, o imperador e o rei. Eu, particularmente gosto deste tipo de narrativa. No caso do livro que recomendo, são apresentados vários casos. Gostei muito de ter lido o caso de Henry Ford no capítulo 1, pois me apresentou Ford de uma nova maneira e, também ressaltando algo que vejo todos os dias em minha experiência como professor, pesquisador e conselheiro: o sucesso traz excesso de auto-confiança e a sensação de ser invencível. O caso da Intel no capítulo 10 também é muito legal contando a decisão de sair do mercado de memórias de computador. Mas o livro aborda muitos casos interessantes.
3. Em "Abundância", recém lancado, Peter Diamandis e Steven Kotler apresentam como o futuro tecnológico vai influenciar positivamente o progresso da sociedade. Entretanto, estes mesmos indicadores ameaçam o status quo das empresas de hoje.
O livro "Abundância" de Peter Diamandis e de Steven Kotler (embora ainda este lendo), tem muitas coisas interessantes. Parece um livro de ficção, mas é na verdade uma apresentação de uma versão possível e plausível de futuro em função do desenvolvimento tecnológico. O primeiro capítulo é, sem dúvida interessante e discute os desafios da humanidade e o conceito de abundância. Mas estou particularmente encantado com o livro e não consigo apontar até agora o melhor capítulo. No capítulo cinco, qual o de minha preferência. Pensar o futuro e imaginar o futuro para mim é um prazer.
4. Queria acrescentar um quarto livro, o livro "Power" de Jeffrey Pfeffer, que de maneira incômoda discute os aspectos que influenciam a progressão profissional.
No livro "Power" de Jeffrey Pfeffer, gosto mais dos dois primeiros capítulos. No primeiro capítulo o autor mostra que é preciso mais que desempenho para se alcançar sucesso profissional. No capítulo 2 ele apresenta algumas características pessoais que contribuem para o poder da influência sobre outros.
FILMES: Em relação aos filmes serei mais conservador.
1. Acho que vale ver o filme "How To succeed in business without really trying", que tem sido exibido nas madrugadas na TV e que para aqueles que puderem, vejam o musical na broadway com Daniel Radcliffe (o ator de Harry Potter). O filme se baseia num livro da década de 50 e que satiriza de forma mais atual que nunca o comportamento dos executivos no mundo corporativo.
2. Outro filme que vale ver é "Mauá o Imperador e o Rei" que conta a história do mais notável empreendedor brasileiro e que mostram as relação de poder e outras que envolvem os negócios ainda hoje.
3. Acho que vale ver "Os Piratas do Vale do Si" que conta os primórdios da Microsoft e da Apple, empresas que ainda hoje são inspiração para os jovens empreendedores.



0 comentários:
Postar um comentário