sábado, 7 de julho de 2012

Existem cinco tipos de empresas, segundo um anônimo.

Um anônimo disse existir cinco tipos de empresas. Aquelas que fazem as coisas acontecer. Aquelas que pensam que fazem as coisas acontecer. Aquelas que vêem as coisas contecer. Aquelas que se perguntam o que aconteceu. Aquelas que não sabem o que aconteceu.

Na verdade, não são cinco tipos de empresas, mas estágios pelos quais as empresas passam. Permanecer como aquelas que fazem acontecer para sempre é uma tarefa complicada, pois as empresas são entes complexos. O que não pode acontecer é passar por todos estes estágios e ao chegar ao final, não se dar conta do que aconteceu.
O livro de Collins e Hansen, Vencedoras por Opção, fala daquelas que fazem acontecer. Mas um outro livro interessante é o Miopia Corporativa, de Tedlow, recém lançado pela HSM Editora. Para quem estuda declínio é um livro importante, pois trata de um tema ligado à dificuldade de tomar as decisões mais óbvias e importantes, mesmo que os fatos remetam a estas decisões. O próprio Collins recomenda o livro.

O livro apresenta vários casos interessantes, mas o de Henry Ford foi um caso interessante de negação. Um caso de um grande empreendedor que ficou preso na própria visão mesmo que os fatos dissessem o contrário. É claro que não na mesma proporção, mas a visão do Tata Nano, é de certa forma parecida com a do Ford T e, pelo menos em minhas observações na Índia, o carro não teve a aceitação esperada, mesmo pelo preço. Vale ler e comparar.

0 comentários:

Postar um comentário