domingo, 10 de junho de 2012

ENTREVISTA COM DEREK ABEL SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM EXECUTIVA

Trabalho com Educação e fico pensando no que queremos dizer com aprendizado. Percebi então que diferentes tarefas exigem diferentes tipos de aprendizado, diferentes habilidades e diferentes mecanismos de aprendizagem.
Há algum tempo tivemos uma conversa de professores e disse: sabe, se você quiser ensinar pessoas a andarem de bicicleta, que é uma atividade repetitiva, eu poderia passar para elas 5000 livros sobre isso e você ainda não conseguiria andar de bicicleta.

Então, infelizmente, ou felizmente, existem partes de liderança e de gerenciamento que, similares a andar de bicicleta, exigem muita ação. E se você pensar que pode ensinar isso só distribuindo pedaços de papel, pedindo para que as pessoas leiam, estará cometendo um grande erro. Eles nunca aprenderão, pois precisam aprender de uma maneira diferente. Precisam ver como as pessoas fazem isso, e talvez aprender. Eles precisam tentar isso, treinar, com alguma esperança, sem consequências desastrosas.

Como na criação de crianças, é necessário que os deixemos fazer algumas coisas. Eles caem, eles ralam seus joelhos, eles quebram as pernas. Mas temos que fazer isso pela natureza desse novo movimento, era o que estávamos falando. Não se trata só de aprendizado teórico. Talvez você possa aprender biblioteconomia lendo livros sobre o assunto, mas algumas coisas das quais temos debatido, não podem ser assimiladas somente através de livros. E ainda estamos no negócio de leitura de livros, em muitas escolas de administração.

Os que alcançam melhores resultados praticam muito mais. Não é o suficiente ler dezenas de publicações científicas e achar que sabe sobre liderança ou administração.  É necessário sair e praticar. Trazer a prática para a sala de aula, projetos para a sala de aula. Enviar professores para ver as práticas administrativas. Como é possível ser um professor de administração sem nunca ter tido uma experiência prática em algum negócio? É uma tarefa sem esperança.

Isto está mudando muito a educação executiva nas escolas. Algumas pessoas estão assustadas  e preferem retroceder. É como um tigre que as ameaça, e por isso se sentem mais seguras trancadas em seus escritórios. E outros, um grupo que está tão confortável que ficam felizes com essa ideia. Eles ficam felizes se movimentando com as companhias, apurando e às vezes até se juntando às instituições. Por vezes descobrimos que professores e gerentes formam um ótimo time.



Entrevistadores:
Fernando Serra (Diretor Acadêmico HSM Educação) e Jorge Carvalho (Gerente de Conteúdo da HSM)
Sobre Derek Abell:



International Dean da HSM Educação. Professor e Associate Dean de Harvard Business School entre 1969 e 1981. Dean do IMEDE por 8 anos, instituição predecessora do IMD (Lausanne). Presidente-fundador do ESMT - European School of Management (Berlin). Doutor honorário pela State University of Management de Moscow pelo seu comprometimento em estabelecer e desenvolver escolas de negócios no Leste Europeu. Consultor da ONU, países da Europa e de empresas globais. Conselheiro do Central and East European Management Development Association (CEEMAN) e do European Foundation for Management Development (EFMD). Um dos precursores da "Estratégia Corporativa" e autor de algumas das principais obras no gênero como Defining the Business: The Starting Point Of Strategic Planning. Mestre pelo MIT e Doutor pela Harvard Business School.



0 comentários:

Postar um comentário