Conversar com o Derek Abell é sempre um aprendizado. Além de conhecimento a experiência e a vivência de seus 75 anos. Nesta semana ele retorna ao Brasil e estará conosco. Tembém vamos receber o Philip Kotler, além de ser sem dúvida o autor mais lido em Marketing é uma pessoa excepcional.
Continuando meu papo com ele, falamos sobre minha pesquisa em declínio organizacional.
Eu comento sempre que na medicina os principais achados vem do estudo das doenças, da decadência e da morte. Não coloco isso de forma negativa, mas porque insisto, como outros acadêmicos que deveríamos entender melhor o que dá errado nas organizações e que não necessariamente é o contrário do sucesso. Vejam o que o Derek respondeu.
Continuando meu papo com ele, falamos sobre minha pesquisa em declínio organizacional.
Eu comento sempre que na medicina os principais achados vem do estudo das doenças, da decadência e da morte. Não coloco isso de forma negativa, mas porque insisto, como outros acadêmicos que deveríamos entender melhor o que dá errado nas organizações e que não necessariamente é o contrário do sucesso. Vejam o que o Derek respondeu.
DA - Eu penso que você está totalmente certo nisso, e que podemos aprender algo com a medicina. Analisando a prática da medicina, o que entendemos nos últimos 50 anos, é que se você analisar o quadro do paciente, fazendo com que o paciente entre no consultório, o médico olhe para ele, faça os teste de pressão, pulso, e até faça com que realize testes em aparelhos. Mesmo assim ele não entenderá o quadro clinico. Você entenderá o paciente tentando entender o histórico de desenvolvimento, o ambiente, o contexto.
E algumas dessas medições, você pode analisa-las, como você pode analisar as de uma empresa, olhando a renda da empresa, a folha de balanço e não ver que a companhia está desesperadamente doente. Parece que seu desempenho está bom, mas tem um câncer por dentro.
Esse é um dos nossos problemas e então, quando você fala sobre declínio e sobre a necessidade de rever o passado e analisar o desenvolvimento, é como uma tentativa de entender esse câncer antes do seu começo. Então eu penso que quando o declínio começar a aparecer na renda da empresa, já estaremos atrasados demais.
É como uma medição de câncer de próstata, supondo que o meu PSA esteja em 10, é melhor eu fazer alguma coisa. Na verdade, era melhor você ter feito alguma coisa quando ele já estivesse no 4, ou menos saber disso.E estamos fazendo nas companhias o que é feito na medicina.Estamos tentando entender o desenvolvimento das empresas, que nos dirá, muito antes que aconteça. Onde estavam os sinais de perigo. Isso significa que não podemos analisar só o fim da linha, temos que olhar o que veio antes. Entender quando uma companhia não tem inovação, entender quando a companhia não tem politicas de recursos humanos adequadas, que deveria ter desenvolvido a próxima geração de lideres, e assim em diante.
O declínio não acontece da noite para o dia, o declínio é um longo processo cancerígeno em que existem alguns indicativos . A ideia de entender esses sinais precocemente e analisá-los como uma espécie de ciclo é muito importante.
Nada pode ser previsto sem que se volte no tempo e destaque o fato. Os executivos espertos sempre tem um senso de história para entender o futuro, e sempre estão olhando o desenvolvimento das pessoas ao longo do tempo, o desenvolvimento de sua organização ao longo do tempo, o desenvolvimento do mercado ao longo do tempo.
Do contrario nunca poderíamos prever nada, não podemos só sentar e especular sobre o futuro, só podemos entendê-lo como um processo. E é por isso que eu penso que você está no caminho certo.
O declínio é muito pernicioso, mas ele começa em algum lugar, muitas vezes antes que possamos enxergá-lo, por isso temos que descobri-lo.
Sobre Derek Abell:
International Dean da HSM Educação. Professor e Associate Dean de Harvard Business School entre 1969 e 1981. Dean do IMEDE por 8 anos, instituição predecessora do IMD (Lausanne). Presidente-fundador do ESMT - European School of Management (Berlin). Doutor honorário pela State University of Management de Moscow pelo seu comprometimento em estabelecer e desenvolver escolas de negócios no Leste Europeu. Consultor da ONU, países da Europa e de empresas globais. Conselheiro do Central and East European Management Development Association (CEEMAN) e do European Foundation for Management Development (EFMD). Um dos precursores da "Estratégia Corporativa" e autor de algumas das principais obras no gênero como Defining the Business: The Starting Point Of Strategic Planning. Mestre pelo MIT e Doutor pela Harvard Business School.



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