terça-feira, 22 de maio de 2012

Inovação e Estratégia - desafios

Hoje tivemos mais um dia de evento da HSM. Logo a seguir me reuni com um grupo de uma grande empresa brasileira para falarmos sobre inovação e estratégia. Eles haviam assistido em vídeo conferência a palestra do VG, como chamamos carinhosamente ao Vijay Govindarajan. Assisti a primeira parte com nossos professores e fiz um fechamento com a turma da empresa. VG coloca inovação e estratégia como sinônimos. Mais que discutir o que são ou não, quero debater o desafio estratégico das empresas. VG fala do Box 1, Box 2 e Box 3 innovation. Na verdade ele discute a necessidade de praticarmos hoje a construção da empresa de amanhã. Na verdade o conceito apresentado pelo VG segue a idéia de foco em next practices e não nas best practices defendida por CK Prahalad. A idéia, mais que interessante, reflete o conceito do que é estratégia e que talvez as empresas, pela pressão de curto prazo e pela busca da eficiência, tenham se esquecido. Ao longo dos anos as empresas, pelos compromissos com acionistas, pricipalmente as de capital aberto, pelos modismos de gestão e pela pressão do crescimento, têm confundido o uso de best practices na busca pela eficiência, com estratégia. É claro que as empresas são diferentes, mas imaginem que, no limite, empresas de mesma característica ficam iguais. Isto não é estratégia! A estratégia vem da diferença. Vem da capacidade das empresas em adaptarem-se, em compreenderem que precisam compatibilizar a construção de um futuro a partir do hoje. Precisam compreender o que a faz diferentes. Precisam entender e não se fixare, somente em produtos e mercados, pois já não garantem sustentabilidade no longo prazo. Este é só um ponto e não um ponto final de uma conversa que só começou.

0 comentários:

Postar um comentário