terça-feira, 11 de outubro de 2011

Honda no salão Duas Rodas 2011 e suas competências distintivas


Estive no salão Duas Rodas no final de semana. Foi divertido ver as motocicletas e observar algumas coisas. Por exemplo, a quantidade de marcas de motocicleta aumentou tremendamente nos últimos anos. Haviam as marcas tradicionais, marcas diferenciadas, as marcas brasileiras e as marcas chinesas e indianas.
Globalização: salão Duas Rodas povoado das marcas traducionais, das eapeciais que procuram o mercado diferenciado pelo momento brasileiro e pelas marcas populares indianas e chinesas, a procura das pessoas que melhoraram de poder aquisitivo.
O que me chamou atenção, entretanto, foram alguns detalhes no estande da Honda. O primeiro fato foi o de ao lado de um modelo tradicional, a empresa estar apresentando a moto conceito. Foi a única que o fez. 
Amanhã

Hoje      
O outro aspecto que me chamou atenção, foi que em parte da área, havia uma exposição de geradores, cortadores de grama etc, da marca Honda. Imediatamente me lembrei do falecido CK Prahalad e de um encontro recente com Vijay Govindarajan. 
Outros produtos com motore Honda
CK Prahalad com Gary Hamel, apresentaram o conceito de competência distintiva ou competência central em 1990. Uma competência distintiva está relacionada a um conjunto de forças que são específicos a uma empresa e que permitem que criem valor de uma forma única. Sem entrar em detalhes sobre o conceito. Esta competência é resultante de um conjunto de recursos e habilidades que proporcionam à empresa competir com vantagem em relação aos seus concorrentes.
Em seu livro com Gary Hamel, CK Prahalad apresenta, dentre outros o caso da Honda. Também no artigo com Manuel Portugal Ferreira, estudamos dentre outros o caso da Honda.
Soichiro Honda, o fundador da empresa, inovou nas motos de baixa cilindrada e criou uma competência em motores de combustão. Seus motores alem de outros atributos, são confiáveis. Esta competência desenvolvida possibilitou que a empresa alavancasse, por seu intermédio para novos produtos, como os carros, cortadores de grama, geradores, sopradores de neve, dentre outros.
Vijay Govindarajan ressalta o reconhecimento do consumidor no valor dos produtos Honda e, comenta que uma típica garagem americana pode estar povoada destes produtos: carro, moto, compressor, gerador, cortador de grama e soprador de neve. Mais ainda, o consumidor sabe que poderá confiar e que o motor vai ligar e funcionar bem, por exemplo, no soprador de neve, mesmo que esteja parado por meses.
A empresa comunica esta competência ao colocar estes produtos no salão Duas Rodas. E, em muitas partes do mundo se reconhece a qualidade e confiabilidade dos motores Honda. Até mesmo os vendedores de cachorro quente do Central Park em NY, reconhecem. As barraquinhas exclusivamente utilizavam geradores da marca Honda.
Gerador Honda em barraca de hot dog perto do Central Park (NY)
 

0 comentários:

Postar um comentário