Na palestra de ontem Jeffrey Pfeffer, sem dúvida um nome que merece ser respeitado, apresentou diversas evidências contra o downsizing. De certa forma, como postei, colocando que um dos principais efeitos do downsizing é deixar as pessoas doentes, pois, por exemplo, estudos mostraram evidências de efeitos sobre as pessoas remanescentes nas empresa que praticaram downsizing.
A ferramenta de gestão denominada downsizing foi apresentada no livro de Robert Tomasko entitulado Downsizing:Reshaping the Corporation for the Future, publicado em 1987. Fundamenta-se no estudo de organizações que passaram por períodos depressivos sem sofrer como outras. Pelo estudo, estas organizações mais enxutas, possuiam melhor desempenho.
O problema é que, como muitas outras ferramentas de gestão, o uso genralizado e inadequado, relacionou-a somente com demissões.
Por exemplo, logo depois da crise de 2008, uma grande empresa industrial brasileira fez uma grande demissão coletiva, da ordem de milhares de pessoas. Estas demissões foram consideradas como dowsizing. Pouco tempo depois esta empresa voltou a contratar. Enfim, este tipo de ação não tem relação com a proposta original da ferramenta.
Adicionalmente, é praticamente impossível realizar um turnaround empresarial sem mudanças, muitas vezes que implicam em downsizings, na reduçãomdo tamanho para voltar a poder funcionar melhor. Isto aconteceu com a Bunge, que vendeu fábricas inteiras, aconteceu com a Nova Lilly, no Brasil ao reestruturar sua linha de produtos.
Sem dúvida, a maior parte dos downsizings, processos de fusão e aquisiçao, e outros deram errado, mas será que o problema é da ferramenta de gestão ou do diagnóstico ou de como foi utilizada.
Só para lembrar de um grande turnaround e, já que há pouco tempo postei algo sobre o Steve Jobs, quando retornou à Apple para voltar a comandá-la, a empresa estava a beira da falência. Suas ações iniciais não foram de inovação. Precisava antes arrumar a casa. Assim, reduziu, simplificou e reorganizou a linha de produtos, vendeu ativos e terceirizou a produção. A partir daí então recomeça a história de sucessos e inovação que tantos comentam.
Em todos os estudos de evidência existem aqueles que deram certo. O downsizing pode ser comparado a uma cirurgia. Se o diagnóstico não for correto, se os instrumentis não forem adequados, se a recuperação não for bem feita, como em qualquer procedimento de risco o paciente vai falecer.
ISBN 0-8144-5907-2
An expanded and revised paperback edition was published by Amacom in 1990:
ISBN 0-8144-7734-8
The book has been translated into Chinese, Japanese, and Portuguese.
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)



0 comentários:
Postar um comentário