quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Liderança Efetiva

Dave Ulrich, sem dúvida um dos mais reconhecidos pensadores em
liderança e pessoas da atualidade, esteve conosco na HSM
Educação, com seu parceiro e co-autor Norm Smallwood. Estiveram num grupo de foco com investidores para verificar como avaliavam a liderança nos negócios em que investem.




Antes no entanto, comentou como resumir liderança em alguns minutos.
Como resumir uma liderança efetiva? A foto a seguir, de um de nossos quadros, escritos pelo prórpio Ulrich, resume a liderança efetiva.




Se baseia na “equação”: liderança efetiva = atributos x resultados. Ou seja, a efetividade de um líder vai além da demonstração de liderança, como caráter e competências, pois líderes efetivos alcançam resultados. Os atributos da liderança, ou proficiência pessoal, se ligam: 
- ao seu talento pessoal (valores, liderança pelo exemplo, possuir e criar uma imagem positiva, mostrar integridade e capacidade para aprender com seus erros e com os demais);
- na capacidade de establecer uma estrategia (estabelecer uma visão, ter noção da realidade que enfrenta e enxergar a mudança como uma oportunidade);
- em ser capaz de executar a estratégia que se propõe (infraestrutura, equipes etc);
- em integrar capital humano (dirigir emoções, gerenciar o foco, compartilhar poder e autoridade e construir relações colaborativas).

Os resultados que deve ser capaz de entregar, devem ter impacto nos funcionários (capital humano; satisfação dos funcionários) e consequentemente nos resultados organizacionais (aprendizagem e inovação). Também deve apresentar resultados ligados ao encantamento de seus clientes alvo, assim como, ai seus investidores, garantindo-lhes valor econômico e fluxo de caixa adequado.
Uma fórmula tão simples e tão difícil de executar. Mais que isto, difícil de encontrar líderes assim. Em parte dos comentários dos investidores participantes, eles acreditam que 5% dos líderes de novos negócios são capazes de ser assim. Crêem também, que o ciclo de vida da organização, conjugado com outros desafios, exigem líderes efetivos com diferentes perfis.

Por mais que aprendamos sobre líderes e efetividade na gestão, cada vez mais nos apercebemos da complexidade das organizações e do seu gerenciamento em novos tempos em que produtos e mercados não são por si geradores de vantagem competitica, mas a capacidade de adapatação e geração de novos produtos e reinventar seu mercados.

Um comentário:

  1. A questão é que o mundo está mudando, as pessoas estão mudando, e acompanhar tudo isso sem ficar para trás e sim se antecipar, é aí que vem a tarefa de mestre.
    Abraço e sucesso
    Cilene

    ResponderExcluir