Aswath Damodaran, PhD pela UCLA e Professor da NYU, é sem dúvida a maior autoridade atual em Valuation. Nestes dias em Nova York, nos quais estou acompanhando a filamagem de caontúdo exclusivo para novo curso da HSM, tem sido um prazer e um privilégio trocar ideias com ele. Além do que está sendo filmado, aproveitei para tocar em assuntos ligados com meus interesses pessoais de pesquisa. Aproveito para compartilhar as respostas com vocês.
Damodaran comigo e com Oliviero Roggi ao meu lado, com a equipe de filmagem do IIL, parceiro da HSM Educação, comandada por David Roderick, junto a câmera.
· Sobre o uso de real options como uma ferramenta estratégica para o estudo de desdobramento de recursos ao longo do ciclo de vida da empresa.
O uso de real options para uma empresa em declínio pode ser inapropriado, pois as possíveis opções se foram. As possíveis opções vêm de oportunidades não esperadas, o que é mais esperado aparecer quando é um negócio novo onde as coisas estão mudando. Num negócio em declínio existem muito poucas boas opções e muitas opções ruins, é usual ter uma put option que uma call option. Que é basicamente a opção de sair de um mau investimento que a opção de buscar um investimento que é bom. Isto é o reverso do que as pessoas pensam sobre real options.
Real options é uma ferramenta seletiva. É uma ferramenta para alguns casos específicos., de outra forma estaria estendendo a ferramenta para outras situações para as quais ela não foi idealizada.
· Sobre porque declínio organizacional não é tão estudado.
A primeira razão é porque é depressivo. É preferível estudar organizações que estão crescendo. O Facebook é muito mais legal de olhar e emocionante de pesquisar. Para pesquisar é preciso empolgação, e esta está ligada a empresas novas e que crescem, não a empresas declinantes.
· Quando se consegue medir declínio, em geral já se mede algo que é reflexo de uma decisão anterior. Quais medidas você sugere para evitar o declínio?
Evitar o declínio talvez seja a palavra errada. Detectar o declínio é a palavra correta. É como envelhecer, as empresas vão passar por ciclos de vida. Não se pode lutar contra isto. Assim, o que se tem a fazer, é detectar quando está ficando velho. As empresas ficam velhas e se comportam muitas vezes como novas. Detectar o declínio é importante, pois possibilita passar a gerenciar de forma diferente, porque é uma empresa em declínio.
· Por que os CEOs e empreendedores têm tanta dificuldade em reconhecer e lidar com o declínio?
Porque eles fizeram aquela empresa crescem e têm dificuldade de deixa-la ir. Pela mesma razão que todos nós odiamos envelhecer e queremos nos comportar como se tivéssemos 25 anos de idade. Estes CEOs são humanos. Não os culpo por tentar fazer o que fazem, mas não vai resultar.



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